A injeção anticoncepcional é uma injeção de hormônios — seja de progestina isoladamente ou de progestina e estrogênio — que impede que os ovários liberem óvulos e faz com que o muco cervical fique mais espesso, dificultando a movimentação dos espermatozoides. A injeção funciona da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais hormonais, como a pilula, exceto pelo fato de ter um efeito de um a três meses, dependendo do tipo. Isso significa, portanto, que seus efeitos, depois da aplicação, não são reversíveis durante o período de uso.
Caso você decida que a injeção anticoncepcional é adequada para você, um profissional de saúde a aplicará. Tudo o que você precisará fazer é se lembrar de retornar na data certa para a próxima aplicação, seja mensalmente ou a cada três meses, para garantir a melhor eficácia da injeção. Se, e quando, você decidir retomar a sua fertilidade, o ideal é você consultar o seu médico, porque pode demorar algum tempo até que você possa engravidar.
Sim. A injeção anticoncepcional contém hormônios que são liberados por todo o corpo.
A injeção anticoncepcional é eficaz por até três meses, mas é importante aplicá-la no momento certo para manter sua eficácia.
A injeção anticoncepcional pode causar sangramento irregular. Em alguns casos, ela pode causar fluxos mais curtos e mais leves ou ausência de menstruação.
Número de países nos quais mais da metade de todas as mulheres usa a injeção como seu principal anticoncepcional.
A densidade óssea pode ser reduzida após anos consecutivos de uso.
Tempo que pode levar para a fertilidade voltar.
O seu diafragma precisa cobrir seu colo do útero completamente para funcionar. Se você sentir que seu diafragma não está encaixado direito, consulte seu médico. Ele poderá aconselhar você sobre o encaixe correto. Enquanto isso, considere um método contraceptivo alternativo, como um preservativo.