A esponja é um pequeno disco de espuma de látex que contém espermicida e é colocado no colo do útero para evitar a gravidez. A esponja pode ser deixada dentro da vagina por até 24 horas, sendo perfeita para relações sexuais espontâneas, mas ininterruptas. Apesar de muitos considerarem a esponja um método anticoncepcional conveniente, ela não é adequada para todas as pessoas, especialmente para mulheres que deram à luz.
Para usar a esponja, simplesmente lave as mãos e mergulhe a esponja em água de torneira. Esse é um passo importante porque inicia a liberação do espermicida. Agora, com a cavidade voltada para cima, dobre a esponja ao meio e coloque-a o mais fundo possível, até que ela cubra o colo do útero. Verifique as bordas para ter certeza de que ela está ajustada corretamente – e pronto. Depois da relação sexual, deixe-a no local por pelo menos seis horas e, em seguida, puxe a alça para removê-la e descarte-a. É importante remover a esponja em até 30 horas, porque, em alguns casos, o risco de síndrome de choque tóxico pode aumentar.
Quanto tempo a esponja oferece proteção.
A taxa global em que a esponja é eficaz com o uso típico.
Ano em que a esponja foi criada por Bruce Ward Vorhauer.
O seu diafragma precisa cobrir seu colo do útero completamente para funcionar. Se você sentir que seu diafragma não está encaixado direito, consulte seu médico. Ele poderá aconselhar você sobre o encaixe correto. Enquanto isso, considere um método contraceptivo alternativo, como um preservativo.