Os espermicidas não são muito eficazes quando usados sozinhos; é melhor combiná-los com um método de barreira, como um preservativo ou diafragma. Existem muitos tipos diferentes disponíveis, desde espumas até cremes e pastas, mas todos funcionam basicamente da mesma maneira. Os compostos químicos contidos nos espermicidas dificultam o deslocamento do espermatozoide na vagina.
Como os espermicidas agem melhor quando usados com outro método anticoncepcional, as orientações sobre como usá-los dependerão do método de barreira aplicado. O importante é prestar muita atenção ao prazo de validade do espermicida e deixá-lo na vagina por pelo menos seis horas depois da relação sexual. Algumas mulheres sofrem reações alérgicas ou irritação causada pelos agentes químicos do espermicida; portanto, se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o espermicida, consulte seu médico.
Tempo antes da relação sexual que o espermicida deve ser colocado na vagina.
Ano em que a primeira geleia espermicida foi inventada por Friedrich Merz.
Os espermicidas funcionam melhor quando usados juntamente com diafragma, capuz cervical ou preservativo.
O seu diafragma precisa cobrir seu colo do útero completamente para funcionar. Se você sentir que seu diafragma não está encaixado direito, consulte seu médico. Ele poderá aconselhar você sobre o encaixe correto. Enquanto isso, considere um método contraceptivo alternativo, como um preservativo.