O diafragma é uma barreira simples que impede que os espermatozoides cheguem ao útero. É um disco flexível e abaulado, com borda flexível e feito de borracha de látex ou silicone. Deve ser colocado na vagina antes da relação sexual. Lave as suas mãos, encha o diafragma com espermicida e coloque um pouco nas bordas, por segurança. Dobre-o então pela metade e coloque da forma como você colocaria um absorvente interno, empurrando-o para cima até que tampe o seu colo uterino.
O melhor do diafragma é que ele pode ser algo que você planeje ou uma decisão de último minuto. Ele pode ficar colocado por até 24 horas, mas, se for ter relações sexuais mais de uma vez, deverá aplicar mais espermicida. Você também deve ficar com o diafragma por no mínimo seis horas depois da relação sexual. Seu médico pode realizar um ajuste inicial para confirmar se o diafragma que você tem é do tamanho correto; depois disso, a responsabilidade é toda sua. Além de confirmar se ele está colocado da maneira adequada, você também deve, de tempos em tempos, verificar se ele não está danificado. Depois de dar à luz, ou se perder muito peso, seu diafragma precisará ser verificado pelo seu médico para confirmar se ele ainda se encaixa corretamente.
Não, o diafragma não contém hormônios e funciona melhor quando usado com espermicida.
O diafragma precisa ser colocado na vagina até 24 horas antes da relação sexual todas as vezes em que você tiver relações sexuais e deve ser deixado no local por no mínimo seis horas depois da relação sexual.
O diafragma não tem nenhum efeito sobre a menstruação.
O número de horas que o diafragma pode ser usado de cada vez.
Ano em que o Dr. C. Hasse (pseudônimo de Wilhelm Mesinga) recebeu reconhecimento por ter inventado o diafragma.
Número de horas que o diafragma deve permanecer no lugar após a relação sexual.
O seu diafragma precisa cobrir seu colo do útero completamente para funcionar. Se você sentir que seu diafragma não está encaixado direito, consulte seu médico. Ele poderá aconselhar você sobre o encaixe correto. Enquanto isso, considere um método contraceptivo alternativo, como um preservativo.