O preservativo masculino (camisinha) é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados. É um revestimento fino feito de látex ou poliuretano que é desenrolado sobre o pênis ereto do homem, antes da relação sexual. Na ponta do preservativo, um reservatório coleta o sêmen, para evitar que os espermatozoides cheguem ao útero, fertilizando um óvulo. Isso evita a ocorrência de gravidez, mas também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Assim como o preservativo feminino, não contém hormônios e não precisa de outros contraceptivos para funcionar. No entanto, será importante usar um novo preservativo cada vez que tiver uma relação sexual.
Os preservativos masculinos estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e materiais, de modo a atender os gostos e sensibilidades de todos. Seu uso é simples: remova cuidadosamente o preservativo da embalagem, aperte o reservatório localizado na ponta e desenrole-o sobre o pênis ereto. Depois da relação sexual, remova cuidadosamente o preservativo – com atenção para que nada seja derramado e que não haja rasgo do preservativo – e descarte-o. Muitas pessoas preferem usar lubrificante com os preservativos; é importante verificar qual lubrificante é adequado para o material do preservativo. Por exemplo, lubrificantes à base de óleo podem facilitar o rompimento do látex e exigem maior atenção.
Não, o preservativo masculino não contém hormônios.
O preservativo masculino precisa ser colocado no pênis ereto antes de cada relação sexual e um novo preservativo deverá ser usado cada vez que você tiver uma relação sexual.
O preservativo masculino não tem nenhum efeito sobre a menstruação.
Quando a descrição do preservativo, feita pelo anatomista italiano Gabriello Fallopio, apareceu pela primeira vez na história.
Você só deve usar um preservativo por vez durante uma relação sexual, pois mais de um pode causar fricção e levar à ruptura. Ao iniciar uma nova relação sexual, é necessário utilizar um novo preservativo.
Diferença em o quanto a relação sexual é mais segura para prevenção ao HIV quando se usa preservativo.
O seu diafragma precisa cobrir seu colo do útero completamente para funcionar. Se você sentir que seu diafragma não está encaixado direito, consulte seu médico. Ele poderá aconselhar você sobre o encaixe correto. Enquanto isso, considere um método contraceptivo alternativo, como um preservativo.